27/06/2015

Participantes do curso de Jornal Impresso na DRE Capela do Socorro lançam jornal Notícia na Rede

Como resultado do curso Jornal Impresso na Escola”, realizado na Diretoria Regional de Ensino (DRE) Capela do Socorro, nos dias 12, 19 e 26 de junho, nasceu o “Notícia na Rede”. Os 22 professores que participaram do curso produziram o período do começo ao fim: desde a escolha da pauta, apuração, até a diagramação. O belo resultado você pode conferir abaixo!




O curso “Jornal Impresso na Escoa” faz parte do cardápio de aprendizagem do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de Educação (SME) de São Paulo. Inicialmente conhecido como Programa Nas Ondas do Rádio, as atividades do Núcleo foram iniciadas em 2001, por meio de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP). E se tornaram política pública garantida por lei a partir de 2004.

Durante a formação, os participantes da DRE Capela do Socorro aprenderam com a formadora (e jornalista) Thaís Brianezi como um jornal impresso pode se transformar em um projeto educomunicativo dentro e fora da sala de aula. Eles conheceram o que é notícia, quais os elementos que a caracterizam e também praticaram outras técnicas de jornalismo. Entre elas: como fazer uma entrevista e como redigir um texto informativo acessível aos leitores.

Por meio da produção colaborativa de um jornal, estudantes e professores exercitam a leitura crítica de notícias. Algo que é fundamental na chamada sociedade da informação, na qual estamos submersos em conteúdos jornalísticos.

Além disso, e não menos importante, eles pesquisam e dão visibilidade a projetos, ações e temas da sua comunidade. Contribuem, assim, para aumentar a autoestima e o engajamento de seus membros.

Um comentário:

Rosa Bartalini disse...

Na escola que atuo, a professora da Sala de Leitura trabalhou um Projeto de Jornal Impresso e deu continuidade com Jornal Mural e esse ano Jornal Digital. Um trabalho que percebemos a evolução dos alunos em todos os sentidos, em especial a criticidade e iniciativa perante as situações cotidianas.