03/07/2015

Jornal aumenta união entre comunidade e escola no CEI Benedito Bueno

Por Luciana L. Bonato de Souza

Equipe do CEI Benedito Bueno unida em torno do projeto "Jornal Escolar".Primeira edição foi lançada em maio de 2015.


Estreitar o vínculo com a comunidade e divulgar o trabalho pedagógico desenvolvido foram os principiais objetivos que levaram a Equipe do CEI Benedito Bueno a desenvolver o Projeto “Jornal Escolar”.
A vontade já existia, mas faltava formação, incentivo, talvez coragem! Após participar da formação docente do Programa de  Educomunicação, oferecida pela DRE Pirituba, a Assistente de Diretor Luciana L. Bonato de Souza levou  à Equipe Escolar a proposta de produzir um jornal escolar a fim de criar mais um elo de comunicação com a família e comunidade e também mostrar que o CEI é um lugar onde a criança aprende (e muito) brincando.
Dentro do sistema educacional, o jornal impresso assume cada vez mais um papel importante como meio de comunicação. Um veículo precioso não somente dentro da própria comunidade escolar, mas também entre todos responsáveis pela educação das crianças e no meio em que elas se inserem. Assim, o jornal exerce o papel de registro histórico, sendo um subsídio para a construção da história do CEI.
Ao longo dos últimos anos fomos percebendo que os familiares pouco participavam da rotina escolar das nossas crianças. E ficávamos pensando o que poderia ser feito para que os pais se sentissem mais integrantes e acolhidos pela escola. 
A ideia de produzir o Jornal Impresso foi logo aceita pelo grupo, por ser um meio de comunicação de fácil leitura, prazeroso. E, também, algo a  que todos os familiares teriam acesso, uma vez que as crianças levaram um exemplar para casa.
A dinâmica do processo de construção do jornal é muito simples: as professoras selecionam dentre as atividades desenvolvidas com sua turma, aquela que ela gostaria de relatar. Então, escreveram sua matéria,  escolheram uma foto para ilustrar e entregaram para a Equipe Gestora, que ficou responsável pela diagramação do Jornal.
Para este ano de 2015 o jornal será trimestral, onde vamos compartilhar com a comunidade um pouquinho do que acontece aqui no CEI: projetos, atividades, calendário e matérias informativas.
Nossa primeira edição foi publicada em Maio e abordou sobre o Projeto Politico Pedagógico do CEI, relatos sobre a semana da Páscoa e projetos desenvolvidos pelos agrupamentos. Vejam abaixo o resultado. Foi um sucesso!


Nenhum comentário: